Heiko Maas recebe chanceler chinês

0
190

O conselheiro de Estado e chanceler chinês, Wang Yi, manteve conversações com o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Josef Maas, em Berlim.
Durante o encontro, Wang Yi disse que a China toma a relação com a Alemanha como prioridade no contexto do relacionamento com a Europa. O presidente chinês, Xi Jinping, fez em 2014 uma visita de Estado à Alemanha. Os dois países concordaram, na altura, em elevar a relação bilateral para uma parceria estratégica global. A relação entre China e Alemanha entrou assim na fase de rápido crescimento. A chanceler Angela Merkel acabou de realizar uma visita bem-sucedida à China, com os dois líderes a chegar à unanimidade de tornar a China e a Alemanha promotores exemplares da cooperação de benefícios recíprocos, pioneiros na promoção da relação sino-europeia, promotores do relacionamento internacional de novo modelo e colaboradores que superam o campo ideológico.
A China acolhe a participação da Alemanha na 1ª edição da Exposição Internacional de Importações, a ser realizada em novembro deste ano, em Shanghai. Segundo Wang Yi, a China está disposta a aprofundar cooperações com a Alemanha quanto à construção conjunta do “Cinturão e Rota”.
Heiko Maas afirmou ainda que a Alemanha e a China são grandes países de comércio e parceiros comerciais. Os dois países devem defender conjuntamente o livre comércio e lutar contra o protecionismo comercial. A Alemanha aprecia a abertura maior pela China do mercado, sobretudo a redução das tarifas para os produtos importados. A Alemanha quer continuar a reforçar comunicações e coordenações com a China sobre importantes questões internacionais, em defesa do multilateralismo e da ordem internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here